A Folha Oline de hoje traz a notícia que o Senado aprova moção do PSDB pedindo para Chávez reabrir a RCTV. Segundo Azeredo, pai do valerioduto, é importante que o Senado brasileiro manifeste seu desacordo com "uma atitude contra da democracia".
Notem amigos e leitores
Sob a alegação mentirosa de que o Iraque tinha armas de destruição em massa, em março de 2003 os EUA e seu coligado Reino Unido invadiram o Iraque. Começou uma guerra sangrenta que dura até hoje. Homens e crianças, mulheres, idosos, soldados, todos vítimas da loucura de Bush. Fala-se em mais 60.000 mortos, e outros tantos milhares de feridos e aleijados. O presidente Bush tomou a decisão de invadir o Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, mas com o apoio dos então chefes de estado Silvio Berlusconi (Itália) José María Aznar (Espanha) e Tony Blair (Reino Unido). Em 2004 foram divulgadas para o mundo as torturas praticadas pelos soldados americanos e da coalizão contra os presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib. Foram divulgadas fotos de prisioneiros sendo humilhados e sofrendo várias formas de tortura física e psicológica.
Os leitores viram ou ouviram os nossos senadores do PSDB/DEMO aprovarem alguma moção a pedido do PSDB pedindo que Bush não invadisse o Iraque?
Os senadores do PSDB/DEMO se manifestaram contrários à decisão do presidente dos EUA, Bush, de invadir o Iraque?
O senador pai do valerioduto, Azeredo, afirmou que a guerra não se deu por um motivo justo, mas por ganância dos EUA pelo petróleo do Iraque?
Houve moção submetida à votação por requerimento da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, por iniciativa do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), contra a guerra do Iraque e contra as torturas?
Houve apoio a uma proposta do senador Gerson Camata (PMDB-ES) de expulsar os EUA da OEA, em decorrência das torturas?
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que apresentará um voto de censura e repúdio à atitude do presidente Bush "pela forma ditatorial e antidemocrática” de invadir um país para atender seus anseios particulares?
Não houve nada disso por parte dos senadores do PSDB, contra a guerra do Iraque ou contra as torturas na prisão de Abu Ghraib. Mas eles se manifestaram fortemente contra o fechamento da RCTV da Venezuela, por Chávez. Inclusive pedindo a expulsão da Venezuela do Mercosul. Mas eles não dizem que essa RCTV participou do golpe contra Chávez, um presidente eleito pelo povo, em abril de 2002. A RCTV foi uma das protagonistas do golpe que, em 12 de abril de 2002, tirou por 24 horas Hugo Chávez do poder. É público e notório que os canais privados de TV, com a RCTV, a Globovisión e a Venevisión de Gustavo Cisneros à frente, desrespeitaram todas as normas básicas do jornalismo ao entrar, em pool, no movimento para derrubar o presidente da República. A democracia deles, do PSDB/DEMO, só vale para atender os interesses da elite e do império.
Jussara Seixas