Em 2005/2006, todos assistiram a CPI do Fim do Mundo, também chamada de CPI dos bingos. O mote primordial daquela CPI era desgastar o presidente Lula, fazer com que sangrasse até as eleições. A oposição queria voltar ao poder a qualquer custo. Alguém soube de algum bingo sendo investigado, algum dono de bingo interrogado, dinheiro de bingo ou jogador de bingo? Não viu porque não houve nenhuma investigação sobre os bingos, donos de bingos, lavagem de dinheiro em bingos. Mas vimos o nosso dinheiro, dinheiro de impostos – que poderia ser usado para melhorar a merenda das escolas, pavimentar rodovias, comprar equipamentos para hospitais, construir de pontes – financiando essa maldita CPI do Fim do Mundo. Vimos os políticos da oposição ficarem com as bundas quadrada e com a boca mole após horas, dias, semanas de discursos inflamados, cheios de ódio, mentiras e achismos, contra o presidente Lula. Nada era votado, projetos não eram apresentados nem apreciados, a oposição obstruía as votações dos projetos do governo de interesse do povo e do país. Veio a eleição e o povo deu o troco para essa pantomima da oposição em conluio com a mídia: os holofotes eram fundamentais. Reelegeram o presidente Lula e garantiram uma derrota acachapante para a oposição e para a mídia. Isso foi em outubro de 2006. Passaram-se apenas seis meses e eles estão inconformados, agora querem se vingar do povo. Querem novamente promover a pantomima. Estão obstruindo votações importantes para o crescimento do país, e a justificativa para isso é o abuso do absurdo, à mostra no texto que o deputado Onyx Lorenzoni publicou hoje, 04/04, na Folha de S. Paulo, para justificar a CPI:Diz o deputado Onyx Lorenzoni do PFL, digo DEM, que a oposição quer a CPI da aviação porque o contribuinte tem o direito de saber o que está acontecendo. Ele justifica que quando não são os controladores de vôo, como aconteceu no último dia 30 de março, são as chuvas, as aves ou os cães que invadem as pistas de pouso e param os aeroportos.
Vamos aos fatos: os controladores civis e militares estão descontentes com o tratamento que estão tendo na FAB,dizem que trabalham sob pressão, que a carga horária é estressante, que estão descontentes com os salários. Segundo o sindicato da categoria, fazem 25 anos que eles estão reclamando. Agora resolveram agir, promovendo greves, paralisações, operação padrão, para serem ouvidos. Já sabemos o porquê da greve, e sabemos que é da competência da FAB negociar com os controladores, já sabemos que o presidente Lula pediu à FAB e ao Ministério da Defesa que agilizem as negociações, dêem fim a esse impasse, que está prejudicando a população. Pergunto: para que CPI?
Segundo o deputado do PFL, digo DEM, ainda restam as chuvas, as aves e os cães que invadem pistas, e isso merece uma CPI. Chuva é um fenômeno da natureza, que consiste em precipitação atmosférica de gotas de água cujas dimensões variam entre 1 e 3 mm, por efeito da condensação do vapor de água contido na atmosfera. Muitos culpam São Pedro quando ocorrem chuvas muito volumosas, com rajadas de ventos fortes, que impedem os vôos, decolagens e aterrissagens devido à falta de segurança, por força da mãe natureza. Precisa de CPI? Quem seria chamado para depor: São Pedro? A mãe natureza?
As aves são animais cuja pele é revestida de penas, com os membros anteriores transformados em asas, boca prolongada em bico, e voam. São animais irracionais que em alguns casos, por fatalidade, se chocam com os aviões, são sugadas pelas turbinas. Precisa CPI? Iriam chamar as aves para depor e explicarem por que voam nas rotas dos aviões?
O cão, melhor amigo do homem, também é um animal irracional, mas muito esperto, ágil, invade pistas de aeroporto, campo de futebol, áreas livres e outras até com difícil acesso, com muita rapidez, e nem sempre o ser humano consegue detê-lo, até porque ele, para se defender, morde. Precisa CPI? Seriam os cães chamados para explicar sua natureza?
Diz o deputado do PFL, digo DEM, que a CPI iria investigar o acidente com o avião da GOL. A população já sabe que esse acidente foi investigado, já sabe que os pilotos americanos, que estão lá nos EUA, estavam com Transponder desligado, que eles estavam voando em altitude errada. A PF e a FAB já investigaram, laudos já foram emitidos, controladores já foram afastados pela FAB, e continuam ainda investigações internas na FAB, no CINDACTA de Manaus, Brasília e São José dos Campos. Precisa CPI?
O deputado do PFL, digo DEM, faz críticas a um casamento da filha de um diretor da Anac, diz que fotos nos jornais mostram uma confraternização, regada a champanhe e charutos, durante o casamento da filha de um diretor da Anac, em Salvador. Isso porque os controladores de vôo estavam em greve, amotinados, e os aeroportos eram um caos no dia do casamento. Precisa CPI? Vão chamar os convidados e os noivos para depor? Vão cobrar que o casamento deveria ter sido adiado? Vão querer saber por que fulano ou cicrano foram convidados, se são amigos de quem, da noiva ou do noivo? Vão querer saber se os charutos eram cubanos? Vão quer saber por que a festa de casamento não foi suspensa? O Lorenzoni vai quer saber por que não foi convidado?
A oposição quer ainda investigar a Infraero, que o TCU e a CGU já estão investigando e apontando aonde há erros e inconsistências, possíveis desvios financeiros, e a Infraero terá que se justificar, provar o que fez. Somente após as investigações, provas e contraprovas, é que atitudes judiciais poderão ser tomadas. Está tudo sendo divulgado pelo TCU, pelo governo, pela mídia. Precisa CPI?
O TCU, a CGU, a PF, o Siafi e o poder judiciário não são instituições competentes e confiáveis para investigar e punir, se for necessário, quem quer que seja? Ou confiáveis e competentes são somente a oposição feroz e virulenta e a mídia acumpliciada e desmoralizada?
Jussara Seixas
Nenhum comentário:
Postar um comentário