4/22/2006

GOVERNO LULA

Auto-suficiência em petróleo
é marco histórico

Os deputados petistas Luiz Sérgio (RJ), Bassuma (BA) e Luiz Alberto (BA) comemoraram nesta quinta-feira (20) o anúncio da auto-suficiência de produção de petróleo no Brasil que será feito amanhã pela Petrobras.
Os parlamentares ressaltaram a importância da conquista, com a entrada em operação da plataforma P-50, que garantirá ao Brasil blindagem às oscilações do mercado internacional de petróleo.
O anúncio da auto-suficiência de produção de petróleo brasileira ocorre no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a plataforma P-50, instalada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, litoral norte fluminense.
A P-50 será a maior plataforma em operação no País e garantirá mais de 180 mil barris/dia de petróleo à produção nacional. No mês passado, a Petrobras produziu diariamente 1,75 milhão de barris de petróleo.
Para o deputado Bassuma, a inauguração da plataforma, mais que uma conquista para a população brasileira, é o sinal de que o país estará livre pelos próximos 20 anos das disputas internacionais pelo petróleo.
“No ano passado o petróleo teve uma alta absurda em função da invasão do Iraque pelos EUA e aliados. Neste ano, o preço do petróleo já ultrapassa US$ 72 por barril. Nesse cenário, a P-50 representa uma mudança mais que importante na matriz energética brasileira. O petróleo é estratégico para o mundo, e esta estabilidade garantirá ao Brasil ficar fora das disputas internacionais na área energéica”, disse o parlamentar.
Bassuma lembrou que o Brasil tem, em abundância, a possibilidade de ter todas as fontes de energia renováveis e de biocombustível conhecidas no mundo (solar, eólica, hidráulica, biodiesel e álcool). “O nosso programa de produção de álcool, para substituir a gasolina, já esta consolidado há 30 anos. Com os novos investimentos brasileiros em biodiesel, que substituirá o óleo diesel, nos próximos dez seremos o único país do mundo em condições de não precisar gastar uma gota de petróleo de nossas reservas. Ou seja, somos o único país do mundo que pode “plantar petróleo” para sempre, pois só precisamos de terra, água e sol”, explicou.
Investimentos brasileirosNa avaliação do deputado Luiz Sérgio, a auto-suficiência brasileira em petróleo se deve, em grande parte, aos investimentos do governo Lula no crescimento sustentável do país.
“Indiscutivelmente, esta conquista brasileira se deve também ao sucesso da política econômica do governo Lula. Desde o início de seu governo, o presidente Lula tem feito da Petrobras uma empresa impulsionadora de desenvolvimento para o Brasil. O Brasil vive o melhor momento de sua história no que diz respeito aos resultados dos investimentos na área de energia, gás e petróleo”, disse.
Pensamento semelhante tem o deputado Luiz Alberto. Segundo o petista, a plataforma P-50 significa um passo decisivo para o Brasil. “Com a auto-suficiência na produção de petróleo, a Petrobras se mostra extremamente competente e faz com que o País deixe de importar e passe a exportar petróleo, caso queira, para outros países. Essa é uma conquista de toda a população e demonstra a capacidade dos profissionais brasileiros de gerar petróleo e mostrar para o mundo do que somos capazes”, finalizou.
Novo marco Há trinta anos, o Brasil importava quase a totalidade do petróleo consumido internamente. O local onde esta instalada a plataforma é a maior província petrolífera do País, respondendo por cerca de 85% da produção nacional de petróleo. Unidade flutuante do tipo FSPO (produz, processa, armazena e escoa o óleo e o gás), a nova plataforma passará a responder sozinha por 11% de todo o óleo extraído no País.
Além de produzir petróleo, a P-50 terá capacidade de comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás natural e de estocar outros 1,6 milhão de barris de petróleo. De acordo com o conceito adotado pela Petrobras, a auto-suficiência é a disponibilidade de petróleo produzido nos campos nacionais, em volume igual ou superior ao consumo e à capacidade de refino do país para atender a demanda do mercado brasileiro.
Hoje, a demanda nacional pelo produto é de 1,8 milhão de barris (a mesma do Parque Nacional de Refino), enquanto a produção, com a entrada em operação da P-50, deverá fechar o ano com uma média diária em torno de 1,9 a 1,91 milhão de barris.
Agência Informes (www.informes.org.br)









Um comentário:

MARCOS LOURES disse...

jussara, eu, a rita de cássia e o gilberto viemos anunciar o nascimento do nosso mais novo filho, o blog na alameda da esperança http://alamedadaesperanca.blogspot.com/; e esperamos ansiosos as visitas dos amigos.
com um abraço de todos