2/03/2006

03/02/2006 - Lula: "O biodiesel é nosso"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje da assinatura dos primeiros contratos da Petrobras com empresas fornecedoras de biodiesel, projeto desenvolvido pelo atual governo como fonte alternativa de energia.
"O biodiesel é nosso", disse Lula, parafraseando a famosa frase da campanha pela nacionalização do petróleo, levada adiante pelo presidente Getúlio Vargas nos anos 50.
Lula exaltou o desenvolvimento do Brasil no setor de combustível através da Petrobras e as condições favoráveis do País para se tornar um grande fornecedor de energia renovável como o biodiesel.
"Tenho dito há três anos: o século 21 será o do Brasil, ou será da América Latina, ou dos países pobres. São exatamente os países pobres que têm mais terra e poderão oferecer uma alternativa ao petróleo", afirmou.
Lula ainda disse que o programa de biodiesel é tão importante quanto o Fome Zero. "O programa biodiesel e Fome Zero estavam lado a lado. Um era a sobremesa, o outro o prato principal", comparou. Por determinação do governo, a produção de biodiesel está vinculada à inclusão econômica e social de milhares de brasileiros, sobretudo na região Nordeste.
Foto da mamonaDefensor do projeto desde o início do seu governo, Lula contou que anda com uma foto da mamona, uma das plantas que pode dar origem ao combustível, em sua pasta, para explicar o que é o biodiesel.
O presidente lembrou que a possibilidade ainda é desconhecida na América Latina e África e defendeu mais investimentos na área.
Lula defendeu que o biocombústivel pode ser uma fonte alternativa capaz de substituir o petróleo. Ele disse que é preciso investir em pesquisa para desenvolver a produção para que o biodiesel ganhe o mercado internacional."É nesse momento em que o Brasil se apresenta ao mundo como uma nação que em vez de ficar chorando o preço do petróleo vamos buscar com unhas e dentes acreditando no potencial do país, dos trabalhadores e da sociedade a nossa auto-suficiência", afirmou o presidente. "Nós não teremos medo porque o dia que alguém disser não tem mais petróleo, nós estaremos dizendo: pois bem nós temos alternativa, pode começar a comprar que ele é nosso", completou.
Também participaram da cerimônia os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, e os representantes das empresas fornecedoras do biodiesel.
O leilão das empresas de biodiesel foi realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) em novembro de 2005. As quatro usinas habilitadas começam a entrega do produto ainda este mês.
O biocombustível, produzido com matéria-prima comprada de agricultores familiares, será usado pela Petrobras na mistura ao óleo diesel na proporção de 2%. Ele é produzido a partir de plantas oleaginosas, como mamona, dendê, girassol, soja e nabo forrageiro.
Com informações do portal Invertia e da Agência Brasil.

Nenhum comentário: